Você está aqui: FoRC » Notícias » FoRC traz profissionais do Departamento de Agricultura dos EUA para ministrar curso sobre Echerichia coli no Brasil

Por danielamaia - Difusão

Última atualização em 08/08/2016

Serão discutidos testes e metodologias que deverão ser empregados nas análises de carne bovina crua que brasileiros poderão exportar para o país.

O Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) e a Associação Brasileira para a Proteção dos Alimentos (Abrapa) promovem entre os dias 15 a 19 de agosto, em São Paulo, o curso teórico e prático “Escherichia coli produtora de toxina de Shiga (STEC) em alimentos”, que será ministrado por profissionais do Food Safety Inspection Service (FSIS), órgão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos. As inscrições para as 18 vagas disponíveis podem ser feitas online (http://abrapaalimentos.com.br) até 13 de junho. O curso será realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) e ministrado em inglês, sem tradução simultânea.

Segundo a coordenadora do curso, que é coordenadora de Educação do FoRC, Mariza Landgraf, o E. coli, produtor de toxina de Shiga, é causador de casos e surtos de doença transmitida por alimentos, como carne bovina e vegetais. “Como a doença tem grande impacto, podendo levar a óbito, é importante conhecermos qual a incidência em nosso País e como se comporta nos alimentos para podermos avaliar o seu risco”, aponta. Dessa forma, o objetivo é conhecer melhor o micro-organismo e discutir as técnicas e outros fatores relacionados ao E. coli e à sua detecção.

“Outro aspecto que nos levou a planejar o curso foi o fato de que o Brasil exportará carne bovina crua para os Estados Unidos, e uma das exigências é que sejam realizados testes para a detecção de seis sorogrupos desse micro-organismo”, acrescenta. “O curso é uma oportunidade para profissionais da indústria, dos laboratórios do governo e privados, e da academia discutirem com membros do FSIS-USDA os diversos aspectos relacionados ao tema e, tanto quanto possível, dirimir dúvidas em relação à metodologia”, completa.

Entre os profissionais que ministrarão o curso está William Shaw, bacharel em Ciências (Ciência de Alimentos) pela Universidade de Delaware, mestre e Ph.D. em Microbiologia de Alimentos pela Universidade de Massachusetts. Atualmente, ele ocupa a posição de Diretor da Divisão de Risco, Inovações e Gerenciamento junto ao FSIS-USDA. Outra participante é Nital Patel, bióloga que ocupa a posição de Microbiologista no FSIS-USDA.

O curso abordará temas como definição e aspectos relevantes da biologia de STEC; fatores de virulência e sorogrupos de importância; epidemiologia; métodos de detecção, com especial atenção à metodologia MLG 5B.05 do FSIS-USDA, entre outros.

SERVIÇO:

Curso teórico e prático “Escherichia coli produtora de toxina de Shiga (STEC) em alimentos”.

Data: 15 a 19 de agosto.

Local: Departamento de Alimentos e Nutrição Experimental. Faculdade de Ciências Farmacêuticas –USP.

Av. Prof. Lineu Prestes, 580 B14. Cidade Universitária- São Paulo, SP.

Vagas: 18.

Inscrições pelo site http://abrapaalimentos.com.br.

*****************************

Atendimento à imprensa: